sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Sutilezas do fantástico Templo do Céu

Não visitei muitos templos aqui na China desde que cheguei. Para falar a verdade, só fui a dois até agora. O Templo Lama e o Templo do Céu. A inevitável aproximação com o budismo faz com que o Templo Lama torne-se um grande atrativo, mas sem querer desmerecê-lo, o Templo do Céu é algo a mais em se tratando de China.

O complexo de templos taoístas foi construído em 1420 e tanto a Dinastia Ming como a Qing o utilizaram para pedir aos céus prosperidade nas colheitas. Também era utilizado para agradecer pelos bons frutos. Desde 1998 que é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O Templo do Céu fica dentro do parque Tiantan Gongyuan. A entrada é pelo parque, visitado por muitos chineses (crianças, adultos e idosos) em busca de um lugar tranqüilo para passar o tempo. Quando fui, passei por umas senhoras jogando peteca com o pé. Em plena forma. A julgar-se pela tradição do país no badminton, não é de se surpreender que jogar peteca seja um passatempo popular. Não dá para ver muito bem a peteca na foto, mas garanto, elas estavam jogando peteca. Enquanto isso, alguns senhores jogavam algo parecido com um jogo de damas.


No final do passeio, você sobre a um círculo que tem um outro círculo menor no meio e que as pessoas faziam fila para tirar foto ali dentro deste círculo. Dizem que é o centro do universo. Deve ser para dar sorte, mas passei a vez, pois a fila estava muito grande e o calor era forte demais. Valeu muito esse passeio.

Nenhum comentário: