Algumas pessoas se perguntam por que o Brasil conquista tantas medalhas em Pan-americanos enquanto em olimpíadas a média é muito baixa. A grande visibilidade dada ao Pan do Rio no ano passado contrasta com o nível da competição, mas não com a importância.
Thiago Pereira, por exemplo, conquistou oito medalhas no Pan. Uma das mais importantes foi a medalha de ouro nos 400m medley com quebra de recorde pan-americano, 4min11s14. No entanto, hoje na disputa da prova, em Pequim, o tempo recorde do atleta no Pan-americano lhe garantiria o quarto lugar, sendo que Thiago terminou mal a prova e pulou para a oitava colocação.
No entanto, é interessante para o esporte brasileiro essa visibilidade dada aos Jogos Pan-americanos porque dá visibilidade aos atletas e abre espaço às modalidades menos populares, e consequentemente mais investimentos, mais praticantes e, quem sabe, futuros campeões.
Veja abaixo o histórico de medalhas do Brasil em Pan-americanos:
Rio de Janeiro 2007 - 161 medalhas
Santo Domingo 2003 -123 medalhas
Winnipeg 1999 - 101 medalhas
E em Jogos Olímpicos:
Atenas 2004 - 10 medalhas
Sydney 2000 - 12 medalhas
Atlanta 1996 - 15 medalhas
A nadadora brasileira Flávia Delaroli, que disputará a prova dos 50m livre na próxima sexta-feira, fala um pouco sobre a diferença e importância das duas competições.
domingo, 10 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário