No último domingo à noite (horário de Pequim), fui assistir ao jogo de vôlei masculino entre China e Bulgária, no Capital Gymnasium. Em relação a expectativa por um grande jogo, nada demais, por não se tratarem de grandes nomes na modalidade, mas queria estava curiosa para ver o calor da torcida chinesa na arquibancada, por tudo que esta Olimpíada representa para os chineses, que ficaram anos fora do quadro Olímpico e que vêm estes Jogos como uma oportunidade para se firmarem diante do mundo como um país desenvolvido e moderno. Tenho cá minhas dúvidas e ressalvas em relação a isto, mas como a questão não esta, vamos lá.
O que achei mais interessante em relação à torcida é que, mesmo com o time mostrando pouca categoria, a arquibancada gritava o tempo inteiro. Balançavam as bandeiras para lá e para cá e faziam coro buscando dar força aos jogadores. A Bulgária venceu os dois primeiros sets por 25 a 20 e 25 a 21, respectivamente, e eu já me preparava apenas para cumprir o protocolo, assistir ao terceiro set e ir embora. Eis que, após uma reacão inflamada da torcida, puxada por torcedores que começam gritando "Zhong guo", que quer dizer China, seguidos pelos outros, o time vermelho, quando o placar marcava 23 a 21, empatou e depois venceu o terceiro set por 28 a 26. Abaixo vão algumas fotos da torcida na hora da empolgação.
O fato é que ficou seo na empolgação, a Bulgária realmente foi melhor e fechou a partida no quarto set por 25 a 19, mas a torcida aplaudiu e deu seu show à parte.
Outra coisa que achei curiosa durante a partida era o painel eletrônico. No início tive a impressão que apesar dos búlgaros fazerem mais pontos, em todos os pontos chineses aparecia um "Great ou amazing" no painel, para motivar a torcida. Engraçadíssimo também quando aparecia o desenho dos cinco fuwa com a frase "Let's do the mexican wave", em inglês e em ideogramas. O pessoal obedecia e fazia a "Ola" toda vez que aparecia o dizer no placar. Contrastes entre ocidente e oriente.
domingo, 10 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário