segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Judô traz duas medalhas para o Brasil

O judô é uma modalidade que, tradicionalmente, traz medalhas para o Brasil. Desde os Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, há judocas brasileiros subindo ao pódio olímpico e em Pequim 2008 não foi diferente.

A judoca Ketleyn Quadros, categoria peso leve (até 57 kg), conquistou a medalha de bronze nesta manhã, num combate contra a australiana Maria Pekli. Ketleyn mostrou superioridade durante a maior parte da luta e venceria no tempo normal. No entanto, faltando 25 segundos para o fim, levou uma punição por alta de combatividade e a luta foi para o golden score, no qual aplicou um golpe que lhe valeu um ippon na australiana conquistando a medalha de bronze.

Ketleyn Quadros fez história. A judoca é a primeira mulher brasileira a conseguir medalha em uma Olimpíada em uma prova individual e primeira judoca brasileira a conseguir uma medalha.

Leandro Guilheiro também fez bonito. O atleta que vem de um período de uma série de lesões e ausência em pódios também alcançou um feito histórico: ao lado de Aurélio Miguel, é o segundo judoca brasileiro medalhista olímpico.


Guilheiro tinha capacidade para chegar à final olímpica, mas perdeu um combate contra o atual campeão mundial de sua categoria (até 73 kg), o coreano Kichun Wang, e disputou a medalha de bronze depois de vencer na repescagem. Na sua luta final, enfrentou o iraniano Ali Malomat e venceu por ippon.

Foi um dia importante para o Brasil, que abre seu quadro de medalhas. Depois da derrota do grande favorito João Derly, ontem, foi muito bom para o judô brasileiro conquistar essas duas medalhas, pois dá ânimo aos judocas que ainda competiram e aos atletas de outras modalidades também.


Na madrugada desta terça-feira, é a vez do campeão mundial Tiago Camilo tentar sua medalha de ouro. Nós estaremos na torcida.

Nenhum comentário: